.post a img, .post img { width: 750px; height: auto; padding: 0; margin: 0px -40px 0px -40px; border: none; } -->

07 abril 2018

Como é estar em um bloqueio criativo

O Bloqueio Criativo é um termo muito comentado dentro da blogosfera, muitos influenciadores digitais, blogueiras e produtores de conteúdo para internet falam sobre esse tão temido assunto e sentimento que nos pega de surpresa e simplesmente, acaba com a nossa criatividade para produzir conteúdos bem elaborados, criativos e que nos agrade. E passando por um nesse exato momento, resolvi fazer uma reflexão do que estou sentindo.

O Bloqueio Criativo é muito mais que a falta de criatividade.

O BC é extremamente evitado principalmente por blogueiros que possuem blogs que dependem da produção diária de conteúdo, de boas pautas para serem abordadas e aumentar o número de acessos para poder lucrar bem nos anúncios, ou retomar a força perdida com assuntos saturados. A criatividade pode ajudar em alguns desses fatores e muitas vezes, ela é impedida por esse bloqueio. Que passando pela experiência recente, descobri que é muito mais do que o cansaço mental, o mau uso dos temas que poderia abordar, ou simplesmente, acabou tudo que tinha em mente.

É, basicamente, abrir o painel e escrever um texto incrível que após revisar, ser excluído por achar uma bosta. É rasgas e apagar diversas ideias que são brilhantes e não conseguir enxergar um rico valor em nada, é se pôr de frente a um precipício de frustrações e incômodos consigo mesmo por não conseguir tirar absolutamente nada do papel, a mente dá um branco e a cada esforço feito, mais oprimido se sente, por não conseguir filtrar, notar e tão pouco, vibrar pela descoberta de um bom assunto para ser abordado.

É simplesmente escrever, e jogar fora a saúde mental!

Mais uma vez, gostaria de citar o caso de auto sabotagem que falei aqui no blog. Já que durante o Bloqueio Criativo, nos colocamos para baixo, não nos damos um tempo para assimilar o que está acontecendo e obrigarmos a nós mesmos a produzir um conteúdo que no final, será excluído, e mesmo sabendo disso, se colocar em área de risco, colocar a saúde e a disposição mental a jogo, é um pecado que cometemos conosco. O risco de uma frustração é enorme e pode acontecer de destruir um sonho maravilhoso em levar o seu blog além, sendo que, um bloqueio pode durar dias, semanas, meses e até anos, desestabilizando artistas, jornalistas e compositores que trabalham sempre para poder apresentar um bom trabalho ao público.

Mas enfim, coisas de blogueiro!

14 comentários:

  1. Olá Deivy!
    Que texto/reflexão bacana!
    Nossa fiquei impressionada em como o BC pode nos afetar tanto assim!
    Tinha algumas coisas que eu não sabia ou não tinha pensado!
    Obrigada por compartilhar isso conosco!

    Tenha uma semana ainda mais abençoada!
    xoxo, Pam!

    https://palomari.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma
      Sim, pode causar um grande estrago mesmo.

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  2. É horrível passar por esses bloqueios, parece que tudo o que a gente faz não é bom. Acho que eu ando nessa falta de criatividade há um tempo rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia
      É incrivelmente horrível, chega assusta o quão. Há várias dicas na internet falando sobre este caso, dá uma pesquisada, pode ajudar.

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  3. Oi Deivy, bloqueio criativo é mesmo complicadíssimo. Para mim, o melhor a fazer nesses dias é uma pausa mesmo... não forçar a criação de nada. Pela minha experiência, as ideias costumam voltar uma vez que a nossa bateria foi recarregada. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila
      É realmente chato e nos desanima em alguns momentos do dia. Eu estou tentando fazer algo diferente que não precise forçar a minha criatividade.

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  4. O melhor jeito de evitar é não pensar muito nele e seguir com outras atividades que as ideias virão, não adianta ficar se martirizando. Ver um filme, dar uma volta, ler um livro, pesquisar um pouco em sites de notícias de arte e criatividade bem como em redes como o Pinterest, pode ser um ótimo gatilho pra gerar ideias pra posts e vídeos! Boa sorte com seu bloqueio e não se cobre tanto :D


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayse, bom te ver aqui.
      Estou mesmo tentando focar em outras coisas e me distanciar mais da internet para produzir, estou aproveitando o momento para divulgar, responder os e-mails e manter uma boa relação comercial.

      Muito obrigado,
      Beijos do Deivy!

      Excluir
  5. Sofro disso todos os meses hahaha e doi tanto!

    clebereldridge.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ai é tão frustrante! Eu gosto de criar e ser criativo vem com essa questão, custa-me tanto querer escrever uma resenha do livro e nem saber como começar porque parece que o cérebro desligou-se ou quando quero desenhar um croqui e fico com uma folha de papel em branco e um lápis e não sai nada...
    Ou em diversas "escritas" que tenho que fazer...

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. É difícil para nós blogueiros e produtores de conteúdos em geral ter uma boa saúde mental nesses momentos, pois não há uma formula mágica para que sejamos criativos ou produzirmos com mais facilidades, e quando há um tema para abordar, todo o seu conhecimento sobre o assunto foge kkkk é uma coisa muito complicada.

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  7. Bloqueio criativo é uma merda. Tem épocas que fico sem criatividade pra escrever pro blog, pra escrever pro livro, pra desenhar, pra decorar... Parece que nada do que faço fica bom. O pior é que não tem nenhuma explicação. Simplesmente acontece.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lary
      Já vi muitos publicitários de sucesso querendo desmistificar o BC mas é quase impossível achar uma resposta que determine o que é de fato.

      Beijos do Deivy!

      Excluir