.post a img, .post img { width: 750px; height: auto; padding: 0; margin: 0px -40px 0px -40px; border: none; } -->

21 janeiro 2018

Por que não retorno ao seu blog?

Imagem: Kaboompics
Analisando um grande número de blogs que surgia de repente em minha timeline, pude perceber alguns erros que os blogueiros e blogueiras vem cometendo e poder, com isso, gerar um novo conceito entre um pequeno número de influenciadores digitais que me segue e busca um blog melhor pros seus seguidores e visitantes recorrentes. É comum vermos iniciantes cometendo erros bárbaros em seus blogs, mas acontece, vamos mudar isso?

Você não faz uma boa divulgação

Um dos maiores problemas da blogosfera hoje em dia é, como os blogueiros anunciam o seu novo conteúdo do blog. Tem postagens em grupos que nem se quer tem uma imagem, uma legenda falando um pouco sobre o tema que está abordando, apenas o link, achando que com isso pode gerar um grande número de acessos, sendo que não é bem assim. Você precisa atiçar o público a visitar o seu blog, ler o seu conteúdo e quem sabe, se tornar seguidor fiel daquilo que vier a postar. Não faz o menor sentido jogar o link da sua postagem e esperar que milhares de pessoas venham até o seu blog só por ter uma postagem nova, sem nem ter conhecimento do que vai encontrar dentro desse link.
É um dos primeiros casos em que nem uma curtida ou comentário deixo na divulgação e nem abro a postagem, assim como várias outras pessoas, então ficará ali, invisível. Não façam conteúdo só por fazer, a hora de divulgar é o momento de conversa com o seu público e apresentação para os mesmos, procure apresentar a sua postagem para que gere interesse, seguidores e não acessos vazios e momentâneos.

Você não responde os seus comentários

É o que mais tem, muitas vezes acessos vários blogs e mesmo que tenham poucos comentários: não os respondem. Isso é ruim, a pessoa tira 3min -no máximo- para poder compartilhar o que ela filtrou e aprendeu da sua postagem e também te elogiar pelo trabalho que fez e simplesmente você não a responde, lê, aprova, sente toda a animação e não é capaz de agradecer a pessoa pelo ato que teve. É também um ponto principal para essa pessoa não retornar mais, quando comento em um blog, volto sim no dia seguinte para ver a resposta, e quando o blogueiro não me responde a primeira vez, provavelmente não terá meu comentário novamente em seu blog. Talvez, nem a minha vida. 

Você não organiza o seu layout

O que mais tem. Não precisa saber de HTML para ter um layout bem organizado, que atenda as necessidades básicas de seus leitores dentro do blog, seja uma página que reúna um pouco sobre você e contenha todas as suas redes sociais ou simplesmente uma imagem na barra lateral que contenha essas informações. Apenas informe. Seus visitantes estarão cada vez mais interessados em saber quem é você, e utilizar dessa ferramenta é uma das melhores formas de se divulgar, fazer o seu nome e tornar algo significativo para seus leitores e com isso, poder alcançar cada vez mais pessoas, pois terá credibilidade, popularidade e sucesso, quando criar e lançar algum projeto. Organização é sim essencial na vida de um blog.

Você não tem presença

Provavelmente, a ultima vez que postou em seu blog foi no penúltimo mês do ano passado, o que já me desagrada. Estar presente de vez em quando no blog é muito bom, não diminui tão drasticamente os seus acessos e pode relembrar as pessoas de que você está lá e ainda quer continuar com aquele cantinho. Não precisa ser sempre, mas 2 meses sem publicar no seu site pode dar uma visão negativa, tanto para outros blogueiros, leitores e até mesmo empresas. Estar presentes é sempre muito bom, se esforce para isso, nem que seja uma vez ao mês. Já mostra que está na ativa.

Suas postagens estão mau estruturadas

Já vi muitos blogs com imagens alinhadas a esquerda, após um parágrafos já estava a direita, depois fazia um zig-zag e o texto inteiro estava centralizado. O que dificulta muito a nossa leitura e o aproveitamento do conteúdo que poderia sim ser de qualidade e passar algum conhecimento com isso. Não deixe seus textos da postagens centralizados se ele não for um título ou frase curta, e muito menos, se for a postagem inteira, o que nos faz perder totalmente a atenção na palavra/frase que estávamos. Isso confunde muito.

8 comentários:

  1. Oi Deivy, como vai?
    Concordo bastante com tudo que você escreveu, principalmente sobre os comentários, pois eu costumo ser bem seletivo com aquilo que comento (ou simplesmente leio), e se eu reparo que o blogueiro não responde nenhum comentário eu muitas vezes acabo nem comentando, afinal de contas, esse é um espaço para que haja uma troca de opiniões, elogios, experiências... E quando o blogueiro não aproveita a abertura de seu leitor ao comentar, para iniciar essa troca, ele acaba caindo um pouquinho no meu conceito. Mas de qualquer maneira eu também tento ser empático e entender que as vezes nem todo mundo sabe lidar com comentários ou sequer tem tempo para respondê-los, mas é algo que eu prezo bastante.

    Beijão
    www.mundoinvertido.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo, vou bem e você?
      Muito obrigado pela opinião, e como pôde ver, meus comentários passam por aprovação o que de fato não filtra apenas opiniões que me agradam, mas sim me notificar de que há um novo. Até a segunda semana desse mês tive mais de 30 comentários para aprovar e responder todos, não quis deixar meus seguidores sem nenhuma resposta, por isso priorizei a moderação dos comentários para poder responder a todos. Algo que também levo muito em conta.

      Obrigado,
      Beijos do Deivy!

      Excluir
  2. Olá Deivy!
    Que postagem interessante!
    Muitas coisas que você disse, eu percebi que faço errado!
    Não divulgo muito bem minhas postagens pois não sei muito bem sobre divulgação!
    Apenas o básico!
    Normalmente compartilho a postagem na página do facebook, google+ e blogs brasil!
    Sobre as imagens, passei a usar do kaboompics também, sempre creditando!
    Sobre a organização das minhas postagens, eu tenho problema de vista, gosto da postagem toda em negrito e acho bonito e melhor o texto centralizado!
    Só justifico a postagem quando é sobre dicas, análises de blogs, textos!
    Depois vou ler sua postagem sobre divulgação!

    Quando puder poderia ler e dizer sua opinião sobre o que mais incomoda a leitura nas minhas postagens ?
    Preciso muito de uma segundo opinião, e confio no seu julgamento!

    Sobre o meu blog, vou falar contigo lá no face!

    Tenha uma semana ainda mais abençoada!
    xoxo, Pam!

    https://palomari.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma
      Eu fiz uma releitura dos seu blog enquanto as opiniões que citei. Mas apesar de tudo isso, não quer dizer que irei rejeitar o seu blog completamente, até porque ninguém nasce sabendo, cada coisa é desenvolvida de acordo com o conhecimento adquirido nas suas experiências na blogosfera. É difícil? É, mas nada que seja impossível. Aproveite esse momento do seu blog, ele está sendo levado como hobby (assim como todos os outros blogs no começo), e o meu também foi assim no inicio, enquanto conquista a muitos com essa maneira libertária e versátil que seu blog tem, estude sobre o mundo da blogosfera e vá moldando o futuro dele. Mas aproveite cada segundo do BOOM dele.

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  3. Achei válido demais. Motivos reais, o que me impede de voltar tambem é um conteúdo superficial, parece que está sendo obrigado a publicar e não estava com vontade de escrever. Um post desalinhado também me deixa nervosa de olhar.

    Jessicalorena.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica,
      Conteúdos superficiais e conteúdos forçados são um dos principais fatos pelo qual o blog não bomba sabe, algo que dá para perceber para a escrita, acaba passando uma má visão pros leitores.

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  4. Para mim o pior é quando não respondem os comentários mesmo. Sério, eu fico me sentindo um lixo, sinto como se tivesse perdendo o meu tempo. O que essas pessoas pensam? Que a gente comenta nos blogs apenas para deixar o comentário lá de "enfeite"? Claro que não! Todo mundo quer ser ouvido, respondido, notado, ninguém quer falar com as paredes.
    PS: Conheci nem blog hoje (nem lembro como vim parar aqui), mas já encontrei várias postagens que podem me ajudar com o meu blog (principalmente a parte de divulgações nas redes sociais, isso ainda é complicado para mim). Parabéns pelo conteúdo!
    PS²: Vi que você responde os comentário, já ganhou pontinhos comigo hahaha <3
    Beijinhos

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente assim Nanda, acho que tudo que vem de SEUS seguidores devem ser aceitos e correspondidos, um comentário pode ajudar bastante no dia-a-dia de alguém, pois tem momentos que me pedem alguma dica, um conselho ou opinião em algo do seu blog. Acontece muitas vezes. Muito obrigado pelo carinho, espero que volte aqui mais vezes, responderei todos os seus comentários também :D

      Beijos do Deivy!

      Excluir